segunda-feira, 13 de abril de 2015

Matemática e Música ♫ ♪ ♫

   Os primeiros sinais de casamento entre a matemática e a música surgem no século VI a.C. quando Pitágoras através de experiências com sons do Monocórdio efetuou uma de suas mais belas descobertas.
    O Monocórdio é um instrumento composto por uma única corda estendida entre dois cavaletes fixos sobre uma prancha ou mesa. Pitágoras buscava relações de comprimentos – razões de números inteiros – que produzissem determinados intervalos sonoros, investigou também a relação entre o comprimento de uma corda vibrante e o tom musical produzido por ela.
    

  

     Pitágoras observou que pressionando um ponto situado a ¾ do comprimento da corda em relação a sua extremidade – o que equivale a reduzi-la a ¾ de seu tamanho original – e tocando-a a seguir, ouvia-se uma quarta acima do tom emitido pela corda inteira. Exercida a pressão a 2/3 do tamanho original da corda, ouvia-se uma quinta acima e a ½ obtinha-se a oitava do som original.
  A partir desta experiência, os intervalos passam a denominar-se consonâncias Pitagóricas. Assim, se o comprimento original da corda for 12 e se a reduzirmos para 9, ouviremos a quarta, para 8, a quinta, para 6, a oitava.
   Dessa forma Pitágoras relacionou musica e matemática e hoje em dia o som dos instrumentos com cordas são entendidos através dessas relações.


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